09/09/2019

Imagem: Divulgação/Ibram

Cartaz13PM_A4

Museus por dentro, por dentro dos museus é o tema da 13ª Primavera dos Museus, que será promovida, em âmbito nacional, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) de 23 a 29 de setembro de 2019. Para essa edição, a Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) preparou uma intensa programação que inclui oficina, palestra e visitas guiadas. A proposta do evento é explorar o cotidiano museológico das instituições.

No dia 25 (quarta-feira), de 14h às 17h, será realizada a oficina Legendas: Uma experiência de curadoria compartilhada. A atividade visa proporcionar uma relação entre o visitante e o museu. Os participantes terão a oportunidade construir uma exposição com o acervo da Mejud nas dependências do histórico Palácio da Justiça Rodrigues Campos. As inscrições para a oficina poderão ser feitas pelo formulário eletrônico. O número de vagas é limitado.

No dia 26 (quinta-feira), às 15h, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, a professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Cátia Rodrigues Barbosa proferirá palestra sobre a temática da 13ª Primavera do Museus. A palestrante é pós-doutorada em Museologia pela Universidade de Québec em Montréal e coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos em Museologia – Arte – Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (Musaetec-ECI/UFMG). A palestra abrirá a edição 2019 do Circuito de Seminários da Mejud. Haverá emissão de certificados.

Ao longo de toda a semana do evento, o Palácio da Justiça estará aberto ao público para a visitação. O endereço é avenida Afonso Pena, 1420, no Centro de Belo Horizonte. O agendamento de visitas poderá ser feito pelo telefone (31) 3237 8257 ou pelo correio eletrônico mejud@tjmg.jus.br.