17/09/2014

Foto: Marcelo Albert

2014-Santos-dumont

O “Fato do Mês” de setembro, promovido pela Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), apresenta a exposição de cópias de escrituras públicas de compra e venda de imóveis firmadas por Alberto Santos Dumont, o pai da aviação. Os documentos, datados de 1919, foram doados pela comarca de Barbacena.

Santos Dumont nasceu em 1873, em Palmira (hoje, Santos Dumont), Zona da Mata de Minas Gerais. Após a morte do seu pai, fixou moradia em Paris, onde, em 1898, iniciou seus experimentos aeronáuticos com voos em balão, posteriormente com o dirigível, Santos Dumont. Em novembro de 1906, ao pilotar o biplano “14 Bis”, conseguiu realizar um voo e atingiu os primeiros recordes da aviação.

Acometido por problemas de saúde, internou-se várias vezes em sanatórios franceses e brasileiros. Morreu em 1932, no litoral paulista. Foi o maior ícone brasileiro de sua época, por seu empreendedorismo, seus inventos, sendo reconhecido internacionalmente com monumentos, prêmios e homenagens variadas.

No centenário de seu nascimento, data que coincide com a chegada do homem à Lua, foi homenageado pela União Aeronáutica Internacional, nomeando uma das crateras da Lua. Sua assinatura, presente nos documentos expostos, trazia uma particularidade: entre os sobrenomes havia um sinal de igual, denotando que considerava importante tanto sua ascendência brasileira quanto francesa.

A exposição itinerante pode ser visitada até o dia 19/09, de 9h às 18h, na Unidade Raja Gabaglia e depois seguirá para o Fórum Lafayette (23 a 26/09) e Anexo I (30/09 a 03/10).

A Mejud do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) guarda documentos variados que trazem os mais diversos dados históricos. Em livros de atas, processos, certidões, encontram-se registros de grandes personalidades do universo jurídico e de nossa história. O exposição Fato do Mês integra o Programa Sempre Memória, criado em 2007 para divulgar o rico acervo sobre a Justiça Mineira. Visitas guiadas ao Museu da Mejud podem ser agendadas pelo telefone (31) 3237 6224 ou pelo correio eletrônico mejud@tjmg.jus.br