28/11/2011

Foto: Acervo/Mejud

banner_notas_historicas02

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por meio da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), firmou parceria com o Arquivo Público Mineiro (APM) para digitalização de diversos conjuntos documentais de elevado interesse para a construção da história da Justiça Estadual. O material, pertencente ao APM, resgata fatos históricos relacionados ao Poder Judiciário mineiro, abrangendo o período imperial à fase republicana. Entre as peças escolhidas estão partes de documentos administrativos da Secretaria do Interior e de Governo da Província.

O trabalho será executado por funcionários da Mejud e do APM. Este também cederá equipamentos e seu laboratório. Ao final das atividades, a Mejud receberá uma cópia dos originais.

Segundo a assessora da Mejud, Andréa Costa Val, a conjugação de esforços entre as duas instituições é muito positiva. “Além de colaborar com a execução das atividades de preservação desenvolvidas pelo APM, o Museu do Memória contará a partir de agora com elementos importantíssimos para a conclusão de pesquisas pertinentes à Justiça Mineira”, avaliou.

Destaca a assessora que a parceria também representa uma economia de despesas para o Tribunal de Justiça. “Sem ela teríamos que pagar pela reprodução de mais de 1.000 páginas de documentos”, explicou.