Junho/2012

Foto: Acervo Mejud

2012-Retrato do barão do Rio Branco é exposto

O Palácio da Justiça Rodrigues Campos abriga em seu interior preciosas relíquias do passado. A sala do Barão do Rio Branco situa-se no segundo andar do edifício e funciona como espaço de recepção de autoridades pelo Presidente do TJMG, denotando a importância dos objetos que a compõem. Além das esculturas Aurora e Crepúsculo, possui ainda uma grande tela a óleo, ricamente emoldurada, com o retrato do Barão do Rio Branco, pintada pelo conhecido pintor italiano Cesare Bacchi, no ano de 1912. Esta obra foi tombada pelo IEPHA, juntamente com o Palácio, em 1977. Para garantir suas características originais, foi restaurada pela empresa Anima Restauração e Arte em 1999.

Cesare Bacchi (1881-1971) – Premiado duas vezes no Salão de Artistas Franceses em Paris, inclusive com a medalha de ouro, Bacchi está também inscrito no famoso Benezit Dictionary of Artists. Tornou-se reconhecido após ter pintado o retrato do rei da Itália, Vittorio Emanuelle III e de outras inúmeras personalidades.

O Barão do Rio Branco (1845-1912) –  José Maria da Silva Paranhos Junior foi filho do Visconde do Rio Branco, nasceu e faleceu na cidade o Rio de Janeiro. Foi considerado um dos maiores diplomatas brasileiros em questões relacionadas com as fronteiras nacionais e com acordos de paz. Personalidade de destaque, foi homenageado ao nomear o Instituto Rio Branco e ter sua imagem estampada em cédulas e atualmente na moeda de 50 centavos. Em outubro de 2011 teve seu nome inscrito no livro dos Heróis da Pátria.

Esta exposição, faz parte da Série Especial Comemorativa do I Centenário do Palácio da Justiça Rodrigues Campos. O retrato do Barão do Rio Branco é  óleo sobre tela pintado por Cesare Bacchi em 1912.

Fontes:

BRASIL, Lei nº 12.502 de 11 de novembro de 2011.
DORATIOTO, F. F. M. A política platina do Barão do Rio Branco. Rev. Brasileira de Política Internacional, vol.43, nº.2, Brasília Jul./Dez. 2000.
MINAS GERAIS, Decreto 18641 de 10 de Agosto de 1977.
SANTOS, L. C. Relatório da Restauração do retrato do Barão do Rio Branco e de sua moldura. Belo Horizonte, 1999.
www.bc.gov.br
www.saatchionline.com