Outubro/2011

Foto: Acervo Mejud

xMedalha 500 anos (2)

Medalha Comemorativa entregue pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais ao TJMG, nos 500 anos do Brasil .

A Medalha, criada através da Deliberação de nº 1876 da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em 2 de maio de 2000, foi uma comenda de caráter excepcional, com o objetivo de agraciar personalidades que por seus serviços e méritos tenham se tornado merecedoras de reconhecimento singular pela ALMG.

A solenidade de outorga da Medalha aconteceu em 15 de dezembro de 2000, ano em que se comemorou os 500 anos do Brasil, foram agraciados cerca de 70 representantes de instituições, movimentos sociais, grupos étnicos, grupos profissionais e pessoas físicas, que tiveram destacada importância na formação da sociedade mineira, num total de 200 medalhas. A entrega das medalhas fez parte do projeto “Repensando o Brasil 500 anos depois”, que contou ainda com ciclos de debates e atividades culturais diversas.

No anverso da Medalha temos a inscrição; Repensando o Brasil 500 anos depois, e no reverso a inscrição; Medalha Comemorativa dos 500 anos do Brasil Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

A peça em exposição é parte do acervo permanente do Museu da Memória do Judiciário Mineiro. Acompanha diploma.

Referências:
COHEN, Fabiola Farage. Legislativo Mineiro prefere repensar o Brasil. Revista do Legislativo, nº 27, jan/mar de 2000. Repensando o Brasil 500 anos depois. Disponível em: http://www.almg.gov.br/RevistaLegis/Revista27/repensar.pdf