Agosto/2012

Foto: Ascom/TJMG

Inscrições em Latin

Hæc domus odit, amat, punit, conservat, honorat
Nequitiam, pacem, crimina, jura, probos

A inscrição, em latim, é de autoria desconhecida e está gravada em monumentos em diversos países. Encontram-se registros na Prefeitura de Much Wenlock em Shropshire, Inglaterra; na antiga Prefeitura de Glasgow, Escócia e no Palazzo del Podesta, na Toscana, Itália. Neste palácio, datado de 1307, os magistrados administravam a justiça. Este simples e primitivo tribunal era composto por uma grande mesa de pedra, em cuja lateral encontram-se gravadas essas palavras, representando o modo de julgar da época.

No Palácio da Justiça Rodrigues Campos, um grande espelho na parede do primeiro patamar de sua bela escada, traz esta inscrição com letras em bronze. A tradução pode ser feita da seguinte forma: cada elemento do primeiro verso corresponde a um do segundo.

“Esta casa odeia a iniquidade, ama a paz,
pune o crime, mantém a justiça e honra a probidade.”

Assim como no Pallazo del Podesta, este também é o lema que norteia as ações da Justiça Mineira.
Esta exposição, faz parte da Série Especial Comemorativa do I Centenário do Palácio da Justiça Rodrigues Campos.

Referências:

FIUZA, Ricardo Arnaldo Malheiros. Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Instituição e a Casa. Belo Horizonte 1986.

Notes and queries. Literaty men, artistis, antiquaries, genalogists, etc. Londres, 1854. Disponível em: http://books.google.com.br/books