27/08/2012

Foto: Marcelo Albert

2012-Inscrição em latim é exposta no TJ

A exposição Inscrições em Latim está aberta para visita no saguão do Palácio da Justiça (avenida Afonso Pena, 1.420), até a próxima segunda-feira, 27 de agosto. A mostra apresenta a imagem de uma frase em latim, esculpida em bronze, que reflete os objetivos da Justiça mineira.

No Palácio da Justiça Rodrigues Campos, a frase está afixada sobre o espelho que fica na parede do primeiro patamar da escada. A inscrição é de autoria desconhecida e está registrada em monumentos de diversos países. Exemplos disso estão na Prefeitura de Much Wenlock, em Shropshire, Inglaterra; na antiga Prefeitura de Glasgow, Escócia, e no Palazzo del Podestà, na Toscana, Itália. Em português, a frase corresponde a “Esta casa odeia a iniquidade, ama a paz, pune o crime, mantém a justiça e honra a probidade”.

Depois do Palácio da Justiça, a exposição segue para a Unidade Raja Gabaglia (avenida Raja Gabaglia, 1.753), em 28 de agosto, e permanece até 3 de setembro. De 4 a 10 de setembro, o Fórum Lafayette (avenida Augusto de Lima, 1549) recebe a imagem. O trabalho integra a Série Especial Comemorativa do I Centenário do Palácio da Justiça Rodrigues Campos. Com caráter itinerante, a mostra faz parte do projeto Fato do Mês, da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud).