26/08/2019

O Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), com o apoio da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), realizará, dia 29 de agosto, no Palácio da Justiça Rodrigues Campos, o Congresso de Direito Civil. O evento, que contará com a presença de renomados profissionais de carreira jurídica, homenageia o advogado Caio Mário da Silva Pereira, que presidiu o IAMG de 1952 a 1953 e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de 1975 a 1977. As inscrições podem ser feitas pelo site do IAMG.

A palestra de abertura, marcada para as 9h, será proferida pelo professor Humberto Theodoro Júnior, que falará sobre Nulidade e anulabilidade do negócio jurídico: aspectos matérias e processuais. A mesa será presidida pelo diretor de interiorização do IAMG, Bernardo Câmara.

O Painel I, Direito contratual: reflexões e perspectivas, começará às 9h30 e terá a presença de José Anchieta da Silva, Caitlin Mulholland e Juliana Cordeiro de Faria. Geraldo Luiz Moura Tavares presidirá o Painel I.

Na sequência, às 10h30, acontecerá a Mesa de Debates “Novos Rumos do Direito Civil: hot topics, com José Horácio Halfeld Resende Ribeiro; Adriano Stanley Rocha Souza; Rodolpho Barreto Sampaio Júnior; César Augusto de Castro Fiuza; Eduardo Takemi Kataoka. A atividade será presidida pela advogada Adriana Belli.

No fechamento das atividades da manhã, Gustavo Tepedino fará a palestra Direito Civil e a Constituição: homenagem ao Mestre Caio Mário. Presidirá a mesa, Ana Márcia Melo.

No período da tarde, às 14h, haverá o Painel II: Direito de Família e Sucessões no século XXI. Participam Antônio Carlos Mathias Coltro, Mario Luiz Delgado e Ricardo Lucas Calderón. Presidirá a mesa, o advogado Alexandre de Souza Papini.

Às 15h30, será realizada a Mesa de debate sobre Cuidado e o lançamento da obra Cuidado e Cidadania, com participação dos autores da obra Antônio Carlos Mathias Coltro e Tânia da Silva Pereira. A 2ª vice-presidente do IAMG e coordenadora científica do evento, Sofia Miranda Rabelo, presidirá a mesa.

O Painel Cultural com visita guiada ao prédio do Museu do Judiciário Mineiro (Mejud) terá início às 17h. A cerimônia de homenagem ao Professor Caio Mário iniciará às 19h.

O Palácio da Justiça Rodrigues Campos, sede do Museu da Mejud, está situado na avenida Afonso Pena, 1.420, no centro de Belo Horizonte.