No período de 21 a 24 de setembro de 2009, a Mejud/TJMG, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET-MG, realizou o I Fórum Franco-Brasileiro de Museus com o tema: “Museus, Museologia e Sociedade”. O evento recebeu a chancela dos Comissariados Brasileiro e Francês para integrar a programação oficial do Ano da França no Brasil e acolheu um público aproximado de 300 inscritos.

O fórum foi sediado pelo TJMG e apresentou palestrantes e conferencistas representantes de importantes instituições acadêmicas e culturais brasileiras e também uma delegação francesa com autoridades de importantes instituições museológicas francesas: Museu de Artes e Ofícios de Paris, Museu do Louvre, Museu Quai Branly, Centre Pompidou, além do Diretor  de Museus da França.

forum01

O programa do fórum abrangeu temas sobre a política de museus, sua relação com a política governamental, as ações dos museus para formação de público, proporcionando um amplo intercâmbio de idéias. Em mesa paralela propôs-se a discussão do tema “Museus e Centros de Memória dos Tribunais de Justiça do Brasil: a importância dos acervos judiciais para a História do Poder Judiciário”, na qual participaram representantes do TJSP, STJ e TJMG, relatando suas experiências.

A importância da participação da Mejud na coordenação de um evento desse porte veio confirmar a seriedade dos trabalhos desenvolvidos pelo Setor, bem como, ampliar parcerias, consolidar a imagem do Museu da Memória do Judiciário Mineiro na área da museologia e divulgar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais como instituição engajada na preservação do patrimônio estadual.

Ressalte-se que, em decorrência desse intercâmbio Brasil-França, algumas parcerias já estão sendo propostas, como a manifestação de interesse pelo Museu do Louvre em desenvolver um projeto com a população carcerária. A Mejud já fez um primeiro contato com o coordenador do programa Novos Rumos na Execução Penal, o qual mostrou-se bastante motivado.

Link 1º Fórum Franco-Brasileiro de Museus