Memória Falada é um programa de história oral que reúne arquivos de entrevistas com a participação de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) da ativa e aposentados. Ao revelar fatos importantes da vida jurídica estadual, o programa contribui para a preservação do acervo histórico do Museu da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud). O Memória Falada é uma produção da equipe da Mejud.

DESEMBARGADOR LÚCIO URBANO

O ex-presidente do TJMG e atual superintendente da Mejud, desembargador Lúcio Urbano Silva Martins, recorda as principais passagens de sua vida, desde quando, ainda jovem, deixou Bonfim, Minas Gerais, sua querida terra natal, para estudar em Belo Horizonte. Conta também os motivos que o levaram ao Direito e à Magistratura.

O desembargador foi também presidente do extinto Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais (TAMG). Ocupou, após sua aposentadoria, cargos não menos importantes como secretário estadual de Defesa Social e Ouvidor-Geral de Minas Gerais.

Na entrevista, o desembargador lembra os principais fatos históricos e culturais da cidade de Bonfim, sobre a qual já havia escrito um livro. Lúcio Urbano revela, ainda, seu apreço pela Literatura e a História, que o motivou a assumir a Superintendência da Mejud.