15/03/2012

Foto: Renata Caldeira

2012-Exposição e vídeo destacam Palácio

Para registrar o Centenário do Palácio da Justiça Rodrigues Campos, comemorado no último dia 16 de janeiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) instalou um stand contendo o histórico da inauguração no hall do Anexo II do (TJMG).

A exposição que pode ser visitada até esta sexta-feira, dia 16 de março, das 9h às 18h, no Anexo II, localizado na rua Goiás, 253, no Centro de Belo Horizonte. Após essa data, será exposta também em outras unidades do TJMG. Na próxima semana a exposição estará no Fórum Lafayette.

A exposição apresenta uma maquete do edifício, cópia dos documentos referentes ao término da construção do Palácio da Justiça, e fotografias do desembargador Francisco de Castro Rodrigues Campos e do coronel Júlio Pinto, patrono e construtor, respectivamente, do Palácio.

Documentário

No local, o visitante poderá assistir ao documentário produzido pelo Programa Bem Cultural, da Rede Minas, sobre o Palácio da Justiça Rodrigues Campos, sede do Poder Judiciário Estadual.

A série “Palácios” mostra outros importantes marcos arquitetônicos da Capital mineira: no campo artístico, destaca-se o Palácio das Artes; no religioso, o Palácio Arquiepiscopal Cristo Rei. O Executivo é representado pelos Palácios da Liberdade e Tiradentes.

Na área esportiva, o Mineirão é apresentado como Palácio dos Esportes. Os depoimentos do documentário foram do ex-presidente do TJMG, desembargador Lúcio Urbano, que falou da história do Judiciário Mineiro, e do ex diretor-geral, professor Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, que descreveu os detalhes arquitetônicos do prédio, suas salas de funcionamento e o mobiliário.