Julho/2012

Foto: Acervo Mejud

2012-A arte dos vitrais em exposição no TJ

Cartão com a imagem do vitral “A Justiça”, desenhado por L. Piscini e confeccionado pela centenária Casa Conrado em 1911.

Localizado no andar superior do majestoso Palácio da Justiça Rodrigues Campos, o vitral “A Justiça” destaca-se por sua singular beleza.

O vitral traz a figura da Deusa da Justiça, Têmis, assentada em seu trono, de olhos bem abertos parece ler o Livro das Leis, enquanto empunha uma grande espada. Ladeada por pombas brancas e nuvens, traz ainda aos seus pés, três crianças que brincam. Acima da imagem aparece o brasão da República.

Desenhado por L. Piscini, o vitral foi confeccionado pela centenária Casa Conrado, que através de seu fundador o alemão Conrado Sorgenicht disseminou no Brasil a magia dos vitrais. Desenhados por artistas convidados, os vitrais eram planejados em “cartões” de papel apropriado, em escala reduzida e depois executados com a técnica da colagem de vidros coloridos através de um filete de chumbo. Tanto a técnica quanto os vidros usados eram de origem alemã. Seu filho e sucessor Conrado Sorgenicht II, artista habilidoso, em parceria com o engenheiro e arquiteto Ramos de Azevedo superaram as dificuldades tecnológicas e de custo de importação dos vidros, produzindo em todo o país, em especial na capital Rio de Janeiro e em São Paulo, belíssimas coleções de vitrais.

O painel, datado de 1911, apresenta as características marcantes da produção da Casa Conrado, detalhes delicados e belas cores trabalhadas artisticamente por Conrado Sorgenicht II.

Após haver sido restaurado pela empresa Vari-Vetre e a Oficina do Restauro, o vitral A Justiça” foi reinaugurado em 9 de outubro de 2000. A intervenção, além de resgatar as características originais do vitral, também substituiu a laje do andar superior que reduzia a visibilidade do painel, devolvendo-lhe sua beleza original.

O cartão em exposição faz parte da Série Especial Comemorativa do I Centenário do Palácio da Justiça Rodrigues Campos.

Fontes:

GONÇALVES, Daniel N..A rota dos vitrais: as obras da Casa Conrado Em: www.vejasp.com.br
MATTOS, Ana Claúdia. Esquecidos há décadas, os vitrais voltam á cena. Em: www.ovale.com.br
MELLO, Regina L. S. Casa Conrado, cem anos do vitral no Brasil. Campinas, 1996.