26/09/2017

Imagens: Mejud

Visitas guiadas e palestra sobre gestão de museus marcaram a participação da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) na 11ª Primavera dos Museus realizada, em todo o Brasil, de 18 a 24 de setembro. Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento abordou o tema “Museus e suas memórias”. Nessa edição, especificamente, a Mejud discutiu sobre os “Museus e seus desafios”. Cerca de 1.500 pessoas visitaram o Palácio da Justiça Rodrigues Campos durante a semana. O prédio centenário é sede do Museu da Mejud.

O ponto alto da programação foi a palestra “Museus e gestão: desafios” do museólogo Carlos Ribeiro Jotta, ministrada no dia 21/09, no Salão Nobre do Palácio da Justiça Rodrigues Campos, sede do Museu da Mejud. O palestrante é mestre em Ciência da Informação e doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participaram servidores do TJMG, representantes de centros de memória, professores e estudantes da área.

A organização da palestra contou com o apoio do Grupo de Pesquisa e Estudos em Museologia, Arte, Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (Musaetec) e Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG. As instituições são, também, parceiras no Circuito de Seminários que é realizado nas dependências do Palácio da Justiça e no auditório da ECI, no Campus Pampulha.

Nas visitas guiadas ao Palácio da Justiça, o público conheceu o acervo de móveis, objetos e documentos, que contam a história da Justiça Mineira, desde o século XVIII. A 11ª Primavera dos Museus também contou com a presença de 260 estudantes universitários e do do ensino fundamental, por meio do Programa Conhecendo o Judiciário do TJMG.

xIMG_9719

A palestra foi realizada no Salão Nobre do Palácio da Justiça.

xIMG_9721

O museólogo Carlos Ribeiro Jotta falou sobre desafios na gestão de museus.

xIMG_9723

A assessora da Mejud, Andréa Costa Val (à direita), e a coordenadora do Musaetec,

Cátia Rodrigues Barbosa, entregaram o certificado de participação ao palestrante.

xIMG_9724

A 11ª Primavera dos Museus reuniu servidores, professores e estudantes.