10ª Primavera dos Museus no TJMG atrai servidores e estudantes

30/09/2016

Fotos: Mejud

A Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) comemorou, de 20 a 23 de setembro, a 10ª Primavera dos Museus com intensa programação, que incluiu oficinas e palestras. As atividades foram realizadas no Palácio da Justiça Rodrigues Campos e reuniram servidores do TJMG, estagiários e estudantes universitários.

Na avaliação da assessora da Mejud, Andréa Costa Val, o TJMG aproveitou o evento para oferecer ao público em geral atividades práticas e teóricas, que atendem às diretrizes do Museu do Poder Judiciário mineiro. “Recebemos profissionais de destaque do cenário acadêmico, que ministraram conhecimento a alunos e profissionais interessados em Museologia e áreas afins”, disse.

No dia 20, o Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou a Oficina de Paleografia para leitura de manuscritos antigos. Participaram da apresentação a coordenadora do curso, Fabiana Léo, e os mestrandos de História Regis Quintão e Ludmila Torres.

Para a servidora da Mejud e autora do livro Comarcas Mineiras Rosane Vianna Soares, as dicas da Oficina serão úteis para a compreensão de documentos, que fazem parte do inventário do setor. “A leitura ficará mais fácil a partir da orientação de utilizar-se dicionários específicos”, destacou. Já para o estudante de Letras da Uni-BH Luiz Fernando Ferreira, a Oficina foi uma introdução à disciplina. “O curso motiva aqueles que pensam em especializar-se no estudo da Paleografia”, acrescentou.

xx20160920_140400

A Oficina de Paleografia ensinou
técnicas de leitura de manuscritos antigos

Dia 21, os professores do Instituto de Educação da Uni-BH Loque Arcanjo Junior e Raul Lanari falaram sobre a “História e Memória”, relacionada ao Museu da Mejud. Dia 22, houve a palestra “A Memória nos Inventários e Testamentos do Século XVIII” do professor do Instituto de Educação da Uni-BH Rangel Cerceau Netto. As palestras foram realizadas no Salão Nobre do Palácio da Justiça.

x20160921_153526

Os professores do Uni-BH Loque Arcanjo Junior e
Raul Lanari ministraram palestra “História e Memória”

x20160922_153639

O professor  Rangel Cerceau Netto falou sobre
“A Memória nos Inventários e Testamentos do Séc. XVIII”

Na oficina de encadernação de documentos, dia 23/09, ministrada pela graduanda em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e estagiária da Coordenação de Documentação e Biblioteca (Cobib) do TJMG Rafaelle Marques de Almeida Brito, foram ensinadas técnicas de costura, dobra de cadernos e montagem de capas duras. “Espero que a Mejud realize mais oficinas sobre outras técnicas de encadernação”, elogiou Tayane Máximo, estagiária da Mejud.

x20160923_140220

A oficina de técnicas de encadernação de documentos
fez parte da programação

Após as apresentações, os alunos das oficinas participaram de visita guiada ao Museu da Mejud, que reúne preciosidades da história da Justiça Mineira. A Primavera dos Museus é um evento nacional, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A 10ª edição, com o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura”, teve a participação de mais de 750 instituições, que realizaram cerca de 2 mil atividades em todo o país.

x20160920_175523

Participantes da 10ª Primavera dos Museus